Funcionamento
Conceito das bombas de engrenagem
As bombas dosadoras FT trabalham com total vedação em seu sistema, garantido por uma união entre o eixo motriz e o eixo do motor por acoplamento magnético. Essa transmissão gera o movimento perfeito, resultando em vazão e pressão constantes e uma dosagem precisa.
Funcionamento feito por par de engrenagens, sendo uma destas a engrenagem motriz, acionado por um motor elétrico que transmite potência ao conjunto. A outra engrenagem realiza o engrenamento, encaixando-se à engrenagem motriz. No lado da entrada, os dentes das engrenagens desengrenam, o fluído entra na bomba, sendo conduzido pelo espaço existente entre os dentes e a carcaça, para o lado da saída onde os dentes das engrenagens engrenam e forçam o fluído para fora do sistema.
Os sistemas de dosagem são utilizados para injeção de produtos químicos ou orgânicos nos mais variados processos, onde há necessidade de volume preciso e constante.
Gráfico de desempenho
O gráfico ilustra uma curva linear, representando a relação de vazão da bomba em função da rotação do seu eixo motriz. As bombas dosadoras FT, tem como principal característica, sua precisão na dosagem, determinados pelos diversos modelos oferecidos. Seus valores de vazão variam de 0,2 à 20000 ml/min.